
Água para fabricação de concreto
A importância dos ensaios de laboratório na água utilizada para a fabricação do concreto é fundamental para garantir a qualidade, resistência e durabilidade das estruturas. A água é um componente essencial no processo de hidratação do cimento, e a presença de impurezas pode comprometer seriamente o desempenho final do concreto.
A análise da água de amassamento (aquela usada na mistura do concreto) permite identificar e controlar substâncias que podem ser prejudiciais. Se a água não atender aos requisitos de qualidade, os seguintes problemas podem ocorrer: Comprometer a Resistência, Corrosão das armaduras, alteração do tempo de pega, entre outros.
A principal norma técnica brasileira (ABNT) que estabelece os requisitos para a água de amassamento do concreto é a ABNT NBR 15900 - Água para amassamento do concreto, que é dividida em 11 partes.
Ensaios que realizamos:
ENSAIOS
-
Determinação do pH da água - Método
-
Ensaios de caracterização da água para concreto e argamassa - NBR 15900 (Alumínio, Cloretos, DBO, DQO, Ferro Total, pH, Sódio, Sólidos Sedimentais, Sulfatos e Zinco)




